Decos Friendship Books
São livrinhos com capinha decorada, enviados pelo correio, onde cada participante decora uma página, conforme o tema se houver, e o último devolve ao criador do deco, que pode guardar um pouco da arte de cada um. Várias pessoas ao redor do mundo usam os decos como hobbie, são muito criativos e divertidos. Aqui eu guardo algumas das minhas decorações e alguns que foram criados por mim.

3 de novembro de 2008

Eu gosto de Camille Claudel

Há um tempo atrás fomos a uma exposição da escultora Camille Claudel, entitulada, "a sombra de Rodin", porém Camille é muito mais que isso, eu não entendo de artes, apenas vejo e gosto...
Nasceu em 8 de dezembro de 1864, na cidade de Aisne na França. Ainda criança, produziu esculturas de ossos e esqueletos com impressionante realismo, deixando seu pai maravilhado e disposto a oferecer todos os meios que a filha necessitasse para desenvolver suas habilidades.
Passando a ser quase vizinho de Alfred Boucher, importante escultor, o pai de Camille mostrou os trabalhos da filha, que levou -os para outro famoso escultor Paul Dubois. Após a aprovação desses dois gênios da escultura foi fácil pra Camille entrar para a Académie Colarossi, uma das raras abertas para mulheres.
Lá, juntou-se a mais três escultoras, que começaram a ter aulas com Boucher. Quando Boucher mudou-se para Italia, Rodin deu continuidade às aulas, se mostrando imediatamente deslumbrado com o enorme talento da artista. Os encontros sucessivos levou-os a uma relação que durou 15 anos, influenciando toda a técnica utilizada por ela em seus trabalhos a partir de então. Assim como Rodin também passou a sofrer a influência de Camille.
O período em que ela passou no ateliê de Rodin foi considerado o mais produtivo da vida do famoso escultor, enquanto que para Camille foi sua pior fase.
No entanto, sua relação com Rodin, se mostrou frutífera. Em 1884, quando o acompanhou em Calais, seu trabalho sofreu significativas alterações. Suas esculturas iniciais a esplendorosa tradição da Academia Francesa.
Quando o romance terminou em 1898, Camille já apresentava sinais de distúrbios mentais que vieram a atrapalhar sua carreira. este fato, aliado a problemas financeiros foi o suficiente para que oito anos depois ela viesse a destruir grande parte do seu trabalho, sendo internada em um hospital para doentes mentais, onde permaneceu por 30 anos, morrendo em 1943.

Algumas esculturas de Camille
La Valse(A Valsa) 1895 e Camille Lisant(Camille lendo)1878

La Vague(A onda)1897

Torse de Clotho 1893 e Jeune Fille a la Gerbe(Jovem com Feixe de Trigo)

Um comentário:

  1. Amiga!!!
    Fiquei feliz por sua visita.
    Estarei sempre por aqui.
    Serei uma seguidora...
    Rs.

    Beijos e saudades

    ResponderExcluir