Decos Friendship Books
São livrinhos com capinha decorada, enviados pelo correio, onde cada participante decora uma página, conforme o tema se houver, e o último devolve ao criador do deco, que pode guardar um pouco da arte de cada um. Várias pessoas ao redor do mundo usam os decos como hobbie, são muito criativos e divertidos. Aqui eu guardo algumas das minhas decorações e alguns que foram criados por mim.

31 de março de 2010

Fortalecer o sistema imunológico é o melhor caminho

Vamos ver algumas recomendações simples para fortalecer o sistema imunológico:

1. Nutrição: obesidade, dieta rica em gorduras e açúcar enfraquecem o sistema imunológico e diminuem a produção de anticorpos. Por outro lado, uma dieta rica em frutas e verduras frescas, fontes de antioxidantes e vitaminas (como C e E) aumenta a resistência contra doenças respiratórias.

2. Beba dois litros de água por dia e, de preferência, entre as refeições. Manter o corpo hidratado é fundamental para combater as infecções.

3. Vitamina D: produzida pelo corpo após a incidência na pele da radiação ultravioleta proveniente do sol, a vitamina D diminui a incidência de infecções respiratórias. Tome pelo menos 20 minutos de sol por dia.

4. Ar puro: respire ar puro profundamente e deixe sua casa bem arejada. Ambientes fechados e úmidos são repletos de germes circulantes.

5. Exercício físico moderado ajuda na prevenção da gripe. Entretanto, exercício físico intenso e extenuante diminui a resistência contra infecções respiratórias. Sugiro uma caminhada diária de 30 minutos ao ar livre.

6. Evite álcool, cigarro ou outras drogas que diminuem a eficiência do sistema imunológico. Fumar resseca as narinas e paralisa os cílios respiratórios (delicados fios encontrados nas vias respiratórias que ajudam a retirar germes e outras partículas de dentro do corpo). Fumar um cigarro paralisa esses cílios por 30-40 minutos.

7. Sono: deprivação de sono, mesmo parcial, reduz a atividade das células de defesa em 30%, e também reduz a eficiência das vacinas. Procure dormir antes das 22h, durante 7-8 horas por noite.

8. Você é o que você pensa: fatores psicológicos influenciam a resposta imunológica e alteram a susceptibilidade a infecções. Estresse crônico está relacionado com diminuição dos anticorpos, ao passo que otimismo e boas relações interpessoais estão associados com melhora do status imunológico. Mágoas, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa e desconfiança em Deus e nas pessoas tendem a quebrar nossas forças vitais e nos deixar enfraquecidos.

9. Um remédio esquecido: cante uma música ou hinos de louvor a Deus. Cantar não somente melhora nosso humor como também pode ser terapêutico. Estudos mostram que cantar aumenta a quantidade de Imunoglobulina A (IgA) na saliva, uma classe de anticorpos que protegem as mucosas.

10. O alho aumenta a imunidade e tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. Se você foi exposto ao vírus da gripe, tente beber este coquetel: 1 litro de água, 1 dente de alho sem casca e 1 limão. Bata no liquidificador e beba.

Luiz Fernando Sella (Texto completo sobre vacina contra gripe H1N1 : Outras Palavras)

Um comentário:

  1. Esquecestes de mencionar que beijar muuuuuooooiiito tambem fortalece o sistema imunologico...

    ResponderExcluir