Decos Friendship Books
São livrinhos com capinha decorada, enviados pelo correio, onde cada participante decora uma página, conforme o tema se houver, e o último devolve ao criador do deco, que pode guardar um pouco da arte de cada um. Várias pessoas ao redor do mundo usam os decos como hobbie, são muito criativos e divertidos. Aqui eu guardo algumas das minhas decorações e alguns que foram criados por mim.

16 de abril de 2010

Proteína de Soja Texturizada (Carne de Soja)


Produto pré-cozido que provêm de grãos de soja processados. Fonte de proteínas, ferro, cálcio e sais minerais, possui baixíssimo teor de gordura e é considerado um alimento versátil, se bem temperado, substitui a carne em molhos, almôndegas, strogonoffs, recheios e sopas, numa boa.
Hoje eu vou comer Kibe de soja, eu sempre faço do meu jeito, mas tento uma receita diferente, que tem batata e que fica ótima.
Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de trigo para quibe
  • água fervente (o suficiente para ficar um dedo acima do nível do trigo)
  • 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja (PTS) granulada
  • 4 batatas pequenas-médias cozidas e amassadas (cozinhe as batatas com a casca, para evitar que a batata absorva água, o que pode deixar o quibe mole) - eu cozinhei as batatas no microondas, ficaram bem sequinhas).
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • Temperos à gosto: muita hortelã, 1 cebola grande ralada, sal, pimenta síria, um pouquinho de alho, canela, pimenta do reino...
  • Recheio: o que desejar: eu usei mussarella
  • Azeite de oliva para pincelar o quibe
  • Óleo de soja para untar a forma.

Modo de Fazer:

  1. Colocar o trigo em uma tigela funda e despejar água fria até cobrir. Deixe de molho por 1 hora (eu deixei 30 min.). Enquanto isso prepare os temperos.
  2. Coloque a proteína de soja em uma outra tigela e despeje água fria até cobrir. Deixe de molho por 5 minutos, escorra, lave e repita o processo por mais 3 vezes (até a espuma que se forma na superfície desaparecer). Esse processo é importante para que a soja não fique com o famoso "gosto estranho". Quando você faz isso, retira o fitato, presente na casca da soja que dá este gosto que muita gente não gosta. Escorra bem para retirar toda a água.
  3. Numa tigela bem grande, misture o trigo já espremido, a proteína de soja espremida, a batata amassada e os temperos. Amasse muito bem, vá despejando a farinha de rosca até adquirir uma consistência semelhante ao quibe com carne. Verifique o sal, se necessário coloque mais, deve ser bem temperado.
  4. Unte um refratário retangular médio com o óleo, coloque metade da massa, coloque o recheio, e coloque o restante da massa. Faça losangos, regue com azeite ou pincele se preferir. Leve ao forno (200º) pré-aquecido por 6 minutos e asse aproximadamente uns 20 a 25 minutos.

Um comentário:

  1. ain eu já comi carne de soja!
    é gostosinho!
    *-*
    bjobjo ;*

    http://marcellagiroldo.blogspot.com

    ResponderExcluir