Decos Friendship Books
São livrinhos com capinha decorada, enviados pelo correio, onde cada participante decora uma página, conforme o tema se houver, e o último devolve ao criador do deco, que pode guardar um pouco da arte de cada um. Várias pessoas ao redor do mundo usam os decos como hobbie, são muito criativos e divertidos. Aqui eu guardo algumas das minhas decorações e alguns que foram criados por mim.

3 de outubro de 2011

Que Cara é Essa?

Parem de julgar pela aparência e julguem com justiça. João 7:24.

É normal ouvirmos esta pergunta por aí. Que cara é esta? Esta pergunta só pode ser feita quando conhecemos a pessoa e por conseqüência sabemos quais são suas expressões faciais normais. Se você faz esta pergunta para um conhecido é óbvio que você está reparando nele e se importando. Mas esta pergunta feita a um desconhecido pode parecer até um insulto. Já imaginou você encontrar alguém pela primeira vez e ao ser apresentado perguntar: Ei, que cara é esta? Com certeza não pegaria nada bem.
Percebe como tudo nesta vida precisa de contexto? Eu fui aluno de um grande homem. Seu nome Pedro Apolinário. Um dia você ouvirá mais a respeito deste grande homem. Sem dúvida uma das mentes mais brilhantes da igreja adventista no Brasil. Ele sempre dizia: “Um texto sem contexto é um pretexto para a desculpa”. Ou seja, para uma correta avaliação de qualquer frase é necessário o contexto exato, assim teremos uma chance bem menor de errar.
Quando era professor procurava sempre saber o contexto familiar do meu aluno. Queria saber se os pais eram casados ou não, no que trabalhavam, onde moravam, se o aluno já tinha repetido o ano, se tinha irmãos, se dava-se bem com eles, qual a matéria que mais gostava e coisas assim. Desta forma eu tinha mais ou menos o contexto da vida dele. Assim eu tinha mais condições de ajudá-lo, entendê-lo. Não foram poucas vezes que este “contexto” foi útil em conselhos de classe. Fica mais fácil ser justo quando conhecemos bem o caso.
Conheci um garoto muito estranho na minha infância e não entendia porque ele era tão estranho. Até hoje acho que poderia tê-lo tratado melhor quando éramos crianças e amigos. Mas só o compreendi bem quando conheci sua família. A mãe tinha sério problemas mentais, sua avó, velha e debilitada tentava criá-lo como podia. Assim, neste contexto o garoto foi crescendo. Meio estranho, meio torto. Talvez se você conversasse com ele também o acharia estranho, mas quando conheci sua família percebi que ele era um sobrevivente e quando anos depois o vi bem e feliz ele virou para mim um exemplo.
Ei amigo, que cara é essa? Todo texto tem seu contexto, todo rosto tem sua história. Antes de julgar, procure entender, antes de se afastar, aproxime-se; tenho certeza de que você verá as coisas e as pessoas de outro jeito!
Elena Melo

Este texto é especialmente para mim, que depois de muitas decepções adquiri um certo receio das pessoas, mas estou aprendendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário