Decos Friendship Books
São livrinhos com capinha decorada, enviados pelo correio, onde cada participante decora uma página, conforme o tema se houver, e o último devolve ao criador do deco, que pode guardar um pouco da arte de cada um. Várias pessoas ao redor do mundo usam os decos como hobbie, são muito criativos e divertidos. Aqui eu guardo algumas das minhas decorações e alguns que foram criados por mim.

4 de outubro de 2008

Eu gosto de Van Gogh

Aprendi a gostar de Van Gogh com minha filha Laíse, que hoje tem 16 anos, mas tem um gosto pela arte desde pequena, pois teve o privilégio de estudar numa escola que considerava o conhecimento da arte como algo de suma importância para formação, e como nós sempre tivemos o hábito da leitura, não foi difícil que ela logo se interessasse mais por um determinado artista, entre outros que ela gosta muito, como Paul Gauguin, Manet, Cézanne, Degas, Tarsila, Seurat... está Van Gogh, minha paixão também, sou leiga nas artes, mas sei admirar e isso me basta.
Van Gogh foi um pintor holandês que apesar de ter sofrido muito e ter sido considerado um artista fracassado, retratou com extrema delicadeza imagens que faziam parte de sua vida. Hoje sua obra é considerada uma das precursoras do Expressionismo.
Eu li "Cartas a Théo", que é uma descrição das obras, a formulação do complexo e avançado pensamento estético de Van Gogh e a descrição de evolução de sua própria loucura. Vincent encontra em seu irmão mais novo, Théo um amigo e confidente, ao qual escreve inúmeras cartas durante sua vida. Encontra no irmão o apoio para dedicar-se à pintura.
Nelas costumava escrever sobre suas frustrações,anseios, alegrias,angústias, desilusões e através delas o mundo pode conhecer mais da sua personalidade.
Este livro contém a biografia escrita pela cunhada Jo Van Gogh-Bonger, mulher de Théo, as cartas de Théo ao pintor e outras correspondências de Vincent. Sem a persistência e determinação de Jo Van Gogh provavelmente a humanidade jamais conheceria o talento de Vincent.

outros livrinhos sobre ele que temos em casa.
“O que eu sou aos olhos da maioria das pessoas? Uma pessoa sem importância, um excêntrico ou alguém desprezível, alguém que não tem nenhuma posição na sociedade e nunca terá. Pois bem, mesmo se eles estivessem absolutamente certos, então eu gostaria de um dia mostrar, pelo meu trabalho, o que um excêntrico, o que um ninguém traz em seu coração”
Vincent Van Gogh.
Sorrow, 1882.
Pai Tanguy
Vendia tintas e telas e, quando podia, ajudava os artistas. Ajudou Vincent guardando centenas de sua pinturas em um sotão. Vincent o pintou cercado de suas gravuras japonesas preferidas. Vincente também amava as cores simples e a serenidade da arte japonesa, fazendo-o pensar mais sobre o desenho de uma figura como um todo. Suas pinceladas se tornaram mais seguras e aos 34 anos, já estava desenvolvendo seu próprio estilo.
A turma da Mônica apareceu em várias pinturas famosas, esse caderninho do Chico Bento,eu dei pra Laíse, é o "Pai Tanguy" do Maurício de Souza.

Antes & Depois de Paul Gauguin
Sempre me lembro de Gauguin quando falo de Van Gogh, os dois tiveram um atelier, na fase que Vincent viveu em Arles, na França, mas a convivência dos dois não foi fácil e não deu certo. Ainda não li este volume(mas ele já está aqui me esperando.), porém, no "Cartas a Théo" há um relato de Gauguin sobre o período...
Clip com imagens de pinturas e a música que Don Mclean compôs para Vincent.


QUEM NUNCA SE SENTIU UM POUCO VAN GOGH?
NÃO LOUCO,MAS ENLOUQUECIDO.
NÃO FRACASSADO,MAS INCOMPREENDIDO.
NÃO SOZINHO,SIMPLESMENTE INADEQUADO.
COMO MANTER A LUCIDEZ E A DETERMINAÇÃO CONTRA TODA SOCIEDADE QUE NÃO É CAPAZ DE TE COMPREENDER?
PIOR... QUE TE OBRIGA A SER OUTRA PESSOA?
VINCENT VAN GOGH NUNCA SE RENDEU.
LUTOU CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
SUA CONVICÇÃO ERA MAIS FORTE DO QUE QUALQUER OUTRA COISA.
A SOCIEDADE TENTOU ENLOUQUECÊ-LO,E EM ALGUNS MOMENTOS CONSEGUIU.
MAS SE NAS ARTES OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS, VINCENT MORREU...
VAN GOGH ESTÀ EM TODOS QUE UM DIA JA SE SENTIRAM INADEQUADOS.
FORÇADOS PELA SOCIEDADE A FAZER ALGO.
E VINCENT, SÒ CORAÇÂO,NÃO PAROU NEM POR UM SEGUNDO.
TALVEZ SÒ NO ULTIMO SEGUNDO-QUANDO PENSOU.
HÀ MUITOS"VINCENTS VAN GOGHS"ESPALHADOS PELO MUNDO,E È PARA ELES QUE DEDICO ESTE ESPETÀCULO.

MINHAS OBRAS.....

2 comentários:

  1. Que descoberta agradável! Parabéns pelo blog! Essa canção do Don McLean é emocionante! Muito obrigado por me proporcionar tamanha alegria! Uma dúvida: Esse texto do final do post ("Quem nunca se sentiu um pouco Van Gogh?...") é de sua autoria?

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada! O texto me foi enviado por uma amiga, e não tem autor conhecido e eu gostei muito... A música é suave e bonita, que bom q gostou tb!!!

    ResponderExcluir